• Um Sentido Para a Vida


    Um Sentido para a Vida

    Aprenda a descobrir seu propósito e definir sua missão de vida.


  • Negócio próprio



    Independência Financeira

    Um negócio na Internet é a melhor opção atualmente para adquirir liberdade e independência financeira.

O que você faria se não houvesse amanhã?

Autor:

O que você faria se descobrisse que hoje é o seu último dia de vida? Alguns respondem que passariam o dia com seus entes queridos, outros que diriam a todos tudo aquilo que ficou engasgado na garganta durante uma vida inteira. Algumas pessoas dizem que fariam algo que sempre quiseram fazer, mas nunca tiveram coragem. […]

O que você faria se descobrisse que hoje é o seu último dia de vida? Alguns respondem que passariam o dia com seus entes queridos, outros que diriam a todos tudo aquilo que ficou engasgado na garganta durante uma vida inteira. Algumas pessoas dizem que fariam algo que sempre quiseram fazer, mas nunca tiveram coragem. De qualquer forma, o que você faria em seu último dia de vida é provavelmente algo que você não está fazendo agora.

O que você faria se não houvesse amanhã?

Quando pensamos na finitude de nossa existência, nos lembramos das coisas que são realmente importantes para nós. Hoje poderia realmente ser o último dia de vida para qualquer um de nós. Por que não priorizamos, então, o que é de fato importante ao invés de deixar “tudo para o último dia”? Por que nos sujeitamos a uma vida sem sal, sem graça, nos alimentando na esperança de que o futuro será melhor?

Diversos fatores sociais e psicológicos contribuem para essa condição. Apesar de “filosoficamente romântico”, viver a vida “adoidado”, como se não houvesse amanhã não é muito prático. Além disso, nós sabemos que a probabilidade de que haja um amanhã é infinitamente maior do que a probabilidade de que realmente hoje seja o nosso último dia na Terra, e, aí, quem se responsabilizará pelas conseqüências de nossas ações espontâneas?

Outro fator são os famosos ganhos secundários. Não dizemos tudo o que queremos para aquela pessoa insuportável no escritório porque temos certos ganhos com isso, seja simpatia, um favorzinho aqui e ali ou a economia de um bate-boca que talvez não estivéssemos dispostos a começar.

A preguiça e a procrastinação têm suas raízes na esperança. Se acreditamos que teremos tempo no futuro para lidarmos com o que não queremos lidar agora, nós simplesmente deixamos para depois. A esperança mantém acessa uma expectativa de que tudo será melhor no futuro.

Não somos muito bons em percebermos a passagem do tempo. Sempre achamos que o futuro será melhor e essa expectativa se torna permanente. O futuro “melhor” nunca chega, mas não percebemos o truque, continuamos a esperar por ele. Enquanto isso, vamos fazendo coisas sem importância, passando o tempo, aguardando pela oportunidade de fazer algo mais significativo com nossas vidas, até o dia em que realmente… Não há mais amanhã!

Não deixe de registrar sua opinião e/ou perguntas na seção de comentários abaixo!

Gostou desse artigo? Mostre seu suporte compartilhando o artigo abaixo na midia social e deixando a sua opinião na seção de comentários.

Fran Christy é formada em administração de empresas com especialização em planejamento estratégico. Fran vive em Seattle, EUA, é fundadora do Excellence Studio e escreve sobre desenvolvimento pessoal, produtividade e estratégias de vida. Google +





Compartilhe sua opinião



17 Comentários para “O que você faria se não houvesse amanhã?”
  1. Angela

    …se não houvesse amanhã…
    Mas há e sempre haverá um amanhã!!
    E, por isso mesmo, é que precisamos nos empenhar e irmos aperfeiçoando a nossa maneira de viver, deixando de lado as coisas vãs, que não nos levarão a caminhos de alegria e gratidão e de paz…
    A insatisfação gera ingratidão!
    Irmos em busca de coisas mais significativas e, porque não dizer, mais prazeirosas, que poderão nos levar, a sermos melhores para nós mesmos e para os nossos semelhantes… entes queridos e vizinhos e pessoas de nosso cotidiano e até, para as pessoas que não conhecemos e para o mundo…
    Uma pessoa feliz e de bem com a vida, agrega em si energias positivas, que são espalhadas e chegam ao alcance de muitas vidas, que se sentirão atraídas e serão beneficiadas por essas boas vibrações…
    Ser verdadeiro e buscar o bem viver, autenticamente, consigo próprio e com os nossos semelhantes, gera alegria de viver, que traz a gratidão e a paz!!
    A gratidão e a paz caminham juntas!!
    Temos muito a agradecer e muita paz a oferecer!
    Um grande Abraço,
    Angela

  2. maria varandas

    Obrigado Angela, por me lembrar de tão importante razão para viver melhor, é que assumo que me esqueço com facilidade, embora aceite e queira mudar não o faço como quero, mas deixo-me levar por obrigações e acabo contrariada, fazendo tudo ao contrário do que gostava de ser capaz.
    Tenho ainda muito a aprender.

  3. Eulina

    Eu quando li a materia fiquei pensando eu com certeza gostaria de ficar como minha familia, meu namorado , antes tentaria abraçar meus amigos e pediria perdão a Deus por todas minha falhas…..

  4. Marina

    “A preguiça e a procrastinação têm sua raiz na esperança”. Esta foi uma das frases mais verdadeiras que já li nestes últimos dias. E me fez repensar muito algumas das minhas atitudes.
    Acordei!!!!!

  5. George

    Considerando que não haveria amanhã, eu não “perderia tempo” pedindo desculpas, mas otimizaria este recurso finito abraçando a todos que encontrasse.

  6. edson

    Não sendo apegado as coisas materiais, isto é tirei os possessivos do meu cotidiano, procuro estar em ligação constante com o universo, -natureza na visão ampla – vivo constantemente em paz,apesar dos percalços, em qualquer situação procuro ser movido pelo amor, ja me vejo através de um vidro fosco acenando para as incógnitas que vão ficando e ao subir na carruagem ter que decidir qual das duas vias terei que seguir, conforme PARMÊNIDES. Vivendo os presente segundos, pretendo deixar o amanhã para comtemplar o deslumbrar de outra manhã.

  7. Regina Claudia

    Se não houvesse amanhâ… ai meu Deus o que seria de mim, realmente é uma pergunta muito sensível pois tenho muitos planos, vivo um momento de realizações e concretizações que ha tempo espero.Sou muito família e sofreria muito por deixá-los sem ao menos dar-lhes uma satisfação deste amanhâ.Estou apaixonada e seria um desperdício deixar esta fase maravilhosa.Buscando equilíbrio, independência e maturidade perante a Deus iria me sentir triste por não conseguir repassar todo conhecimento adquirido, experiências vividas na intenção de ter cumprido meu papel com dignidade!!!

  8. Dayse A.

    A maioria das pessoas acredita num amanhã, no simples programar do despertador para não chegar atrasado no trabalho. E essa idéia aparentemente louca de “se não houvesse amanhã…” soa como um convite ao eu insatisfeito que insiste em se alojar dentro de muitas pessoas. Por fim, prefiro pensar num amanhã sim, mas aproveitar o hoje procurando mesclar o que me faz feliz com o que precisa ser feito, até que eu consiga chegar no meu dia perfeito(fazer tudo por vontade e não necessidade).

  9. Heloisa

    Penso que não faria nada diferente do que tenho feito, pois sempre tomei minhas decisões com a certeza de que o amanhã depende das decisões que tomo hoje. Portanto, sempre procurei – talvez nem sempre tenha conseguido, paciência – concretizar meus sonhos, lutar para realizar o que queria. Eu SINTO a vida, emoções, sentimentos. Coisas que não podem ser dadas por ninguém. E acreditem, aproveio isso ao máximo, sempre. Estou em paz comigo mesma.

  10. Quintiliano

    A partida deste mundo é certa.
    Futuro, amanhã, o que há-de-vir, o que é ?
    Penso, tempo é uma sucessão de “agoras”, do presente momento, duração de consciência.
    Viver o AGORA, estar consciente desse/nesse AGORA em todas as decisões a afazeres.
    Isto não quer dizer ser/agir com irresponsabilidade.

  11. Denis Job

    Eu me concentraria em fazer o hoje valer a pena!

  12. Reginaldo

    Nós vivemos esperando amanhã, se ele não chegasse gostaria de não saber.É simples e ao mesmo tempo complicado.
    Eu penso que quem se preocupa com a falta do amanhã é porque não ta fazendo muita coisa hoje.
    Cada dia tenho descoberto que a satisfação do ser humano consiste em viver os seus sonhos pensando em atingi-los para tornar as outras pessoas felizes.
    Penso que se assim pensarmos não vamos nos preocupar com o amnhã estaremos garantidos. O amanhã começa hoje, principalmente dentro de casa na criação de nossos filhos. Valeu meu povo façam alguma coisa pelo futuro dos nossos filhos. Fiquem na Paz de Cristo.
    Jóia.

  13. Renato

    Amanhã é futuro, como sempre busco estar fazendo algo para melhor viver, seria lógico rever ações passadas, para que ao menos este futuro deconhecido seja em breve momento um recomeço de beneficios e estudos do passado, passsado este que, por mais que não estejamos felizes hoje, é bom lembrar-mos, havera sempre um bom recomeço, basta acreditar não no amanhã, mas em suas atitudes hoje, para tanto ser um cidadão que detem o poder de sua história, seria gratificante, escrever seu futuro, pois ao se tornar passado, tenha feito de maneira brilhante e com detalhes pessoais que só você teve a coragem de viver, seja por fim uma inspiração, para outro amanhã.

  14. Eu tentaria viver bem hoje , fazendo tds as atitudes boas sem esperar retorno, pois, vivemos sem saber onde nos leva,nem mesmo onde possa acabar. Sabemos apenas que temos que seguir em frente com boas atitudes e inteções.

  15. wel… viver como se fosse o último dia de nossas vidas é viver sem arrependimentos…viver com uma intensidade imensurável…viver sempre como se fosse o ultimo dia é fazer uma revolução humana, uma coisa é certa o fato de sentir-se feliz ou infeliz depende da própria pessoa, do seu padrão de vida interno do grau de ilusão que exista em seu coração…bom mesmo é viver sem arrependimentos sem ser irresposavel.

  16. samuel ps

    Bem eu li o artigo só hoje, e estou atrasado no tempo!
    Mas se não houver o amanhã para mim não mudará nada.
    Pois o que realmente é importante é o hoje, pois o amanhã se vive quando é hoje, e o passado nada é que
    o hoje vivido!

  17. sirlene

    Vou viver minha vida hoje, agora,farei o melhor que posso fazer, buscando ouvir a voz interior.

Entre na conversa!

Para adicionar uma foto ou imagem ao seu comentário pegue um "gravatar", clique aqui, e preencha o e-mail em seu comentário usando o mesmo e-mail usado no site Gravatar.


Current ye@r *