Custo de oportunidade: a chave para a priorização eficaz

Administração do Tempo

Tanto em administração quanto em economia, o conceito de custo de oportunidade é amplamente estudado. O custo de oportunidade é o valor da perda ou do risco ao se colocar esforços, dinheiro ou tempo em uma determinada opção ao invés de outra.

Em economia, esse conceito é muito utilizado em investimentos. O investidor tem apenas a quantia X de dinheiro. Ele pode aplicá-lo em um número limitado de opções. O custo de oportunidade é o que ele perde ao aplicar esse dinheiro em uma opção e não em outras.

Em administração, o conceito de custo de oportunidade pode ser aplicado a uma série de processos empresariais. Toda decisão envolve abrir mão das opções que não foram escolhidas. O custo de oportunidade é o cálculo da perda – ou mesmo apenas do risco da perda – do que se ganharia se as outras opções tivessem sido escolhidas.

Pensar no custo de oportunidade em nossas vidas diárias é a chave para a priorização eficaz. Evidentemente, não podemos fazer tudo o que gostaríamos de fazer, pois o tempo limita nossos esforços mesmo que tivéssemos toda a motivação e energia para realmente fazer tudo o que queremos fazer. Nem sempre esse é o caso, é claro! Desmotivação à parte, raciocinar em termos de custo de oportunidade pode nos ajudar a eliminar muito desperdício em nossas vidas, desde tempo até esforço, atenção e dinheiro.

Leia o artigo completo em: Custo de oportunidade: a chave para a priorização eficaz